Exercícios hiit para perder barriga, ou, treinamento intervalado de alta intensidade, se tornaram popular no mundo inteiro. Muitos estudos mostraram que é possível perder peso rapidamente apenas ao aumentar um pouco o ritmo na prática da atividade física.

Especialistas indicam que exercícios hiit para perder barriga funcionam realmente, tudo graças ao consumo de oxigênio em excesso durante o exercício.

Quando se trabalha na mais alta intensidade você fica ofegante e exige maior consumo de ar para se restabelecer e diminuir os batimentos cardíacos.

Ao consumir oxigênio de uma forma massiva é possível favorecer o metabolismo em termos de emagrecimento, promovendo assim um efeito afterburn.

Vale destacar que o efeito afterburn promove a queima de gordura abdominal por até 48 horas após o treinamento, um fato comprovado cientificamente, demonstrando que exercícios hiit para perder barriga podem ajudar a emagrecer rápido.

Um ponto de vista sobre a intensidade

Contudo, não se trata apenas de consumo de oxigênio. É tudo uma questão de intensidade. O exercício aeróbico vale mais para a perda de peso sustentada.

Não há dúvida de que a maior intensidade no exercício aeróbico queima mais calorias, principalmente por causa do excesso de oxigênio no organismo.

Uma peculiaridade dos exercícios hiit para perder barriga se encontra no fato dos treinamentos não exigirem mais de 15 minutos.

Sem contar que apenas 3 vezes por semana de treinos intervalados de alta intensidade já têm a capacidade de intensificar a queima de gordura abdominal.

Contudo, cada segundo deve ser desempenhado com o máximo de intensidade para conquistar os melhores resultados de emagrecimento em um tempo mais curto.

Exercícios hiit para perder peso: Alto e baixo impacto

O impacto e a intensidade são coisas muito diferentes. Impacto é a força do corpo usada em um exercício; intensidade representa o nível de energia utilizada.

Alto impacto e alta intensidade andam de mãos dadas, mas nem sempre é desta forma. Vale destacar que exercícios de alto impacto geram estresse sobre as articulações.

Por outro lado, exercícios de alta intensidade com baixo impacto são ótimas ferramentas para ficar em forma sem colocar as articulações em perigo.

Abaixo veja alguns dos melhores exercícios hiit para perder barriga. Você pode seguir em proporções como 1:1 (1 minuto de trabalhos intensos com 1 minuto de descanso); 1:2 (1 minuto de malhação e 2 minutos de descanso), 1:3, 1:4, e assim por diante, conforme o seu nível de aptidão física.

1 # Hiit na natação: Exercícios hiit para perder barriga

Uma das grandes vantagens da natação é que todos os músculos do seu corpo trabalham para ajudar a impulsionar a resistência na água. Tenha um treino incrível, especialmente com modalidades mais simples e de pouco impacto.

2 # Máquina de Remo

Contanto que você não tenha problemas com os ombros ou as costas se pode indicar este como um dos melhores exercícios hiit para perder barriga, que exige mínimo desgaste.

Contudo, uma desvantagem é que as pessoas quase nunca possuem este tipo de máquina, o que exige inscrições em academias de ginásticas.

3 # Bicicleta reclinada

Bicicleta reclinada é a melhor modalidade de exercício de baixo impacto, e com a adição de utilizar a atividade cardiovascular baseada no treino intervalado de alta intensidade.

A razão do sucesso da bicicleta reclinada está na sua fácil utilização, bem como na proteção que oferece para os indivíduos com problemas lombares.

4 # Balanços com Kettlebell

Está na lista dos exercícios hiit para perder barriga que trabalha vários grupos musculares. Também melhora a coordenação e o equilíbrio. Obtenha um treino completo com 10 minutos.

Quem não tem acesso a Kettlebells deve use halteres. Utilize o balanço básico. Balance Kettlebells o mais forte que conseguir. Comece com um peso muito leve até a sua técnica ficar mais apurada.

5 # Corrida com HIIT

Ao ver os melhores corredores do mundo nas provas de atletismo dos jogos mundiais, e, das Olimpíadas é possível se empolgar e investir na corrida como um método de exercícios hiit para perder barriga.

No treino intervalado de alta intensidade abaixo você queima uma tonelada de calorias! Corrida é um método cardio mais eficaz para a queimação em menor espaço de tempo.

O seguinte exercício é um treinamento de 200 metros praticável na pista East River Park, em Nova York, ou mesmo no parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

Alongamento dinâmico: Inicie o treino com uma rotina de alongamento dinâmico, que ajuda o corpo a melhorar a consciência cinestésica e a se aquecer.

Aquecimento de forma dinâmica engloba tanto braços e pernas como também um pequeno cooper em ritmo de marcha atlética.

Antes da corrida é uma boa ideia fazer jogging com antecedência para obter músculos prontos e preparados ao pique. Acelere um pouco o cooper do alongamento por 500 metros, isto é o suficiente para suar um pouco, ficar com corpo aquecido e conservar a energia.

Sprint por 200 metros (5x): Corra o máximo que puder por 200 metros. Depois, ande 200 metros. Se você está em forma aumente para 10 rodadas. Quem começa ou recomeça a rotina no mundo fitness pode realizar cooper ao invés de correr ao máximo.

Conforme já mencionado em vários artigos aqui, intensas atividades anaeróbicas (como corridas) queimam calorias significativas não só durante como também após o treino (Efeito Afterburn) – uma receita para obter um corpo magro sem precisar trabalhar por muito tempo.

É importante destacar que os últimos dois sprints são difíceis porque você pode não ser capaz de recuperar totalmente a respiração.

Alongamento estático: Se alongue de forma estática para soltar os músculos. Este tipo de alongamento no final também auxilia a recuperação, reduzindo a quantidade de dor que se sente no dia seguinte.

6 # HIIT com corda

Especialistas em fitness e emagrecimento quase sempre possuem planos desenvolvidos para treinamentos de HIIT com corda.

Estes treinos listados abaixo são considerados de alta intensidade, mas também servem para pessoas com ritmo de vida sedentário que desejam retornar à vida fitness:

Primeiro treino: Pule corda com o máximo de intensidade em 30 segundos. Descanse 30-90 segundos e repita por 5-10 ciclos.

O período de descanso depende do nível de condicionamento físico, mas 30 segundos é a média mais aceita ao considerar o Protocolo Tabata, uma das modalidades HIIT mais comentadas nos dias de hoje entre cientistas físicos e atletas.

Ao praticar exercícios HIIT para perder barriga com corda você deve manter o seu ritmo cardíaco elevado, sentir a queimação nos pulmões, ombros e núcleo.

Tente 100 repetições em 30 segundos, comece a superar o próprio recorde como se fosse atleta dos jogos olímpicos. Você vai perceber na pele que pular corda trabalha todos os músculos do seu corpo, ou seja, fornece queima de gordura na barriga, reduz as estrias, diminui a celulite, etc.

Segundo treino HIIT com corda: Saltos cansam rápido ao longo do tempo (pelo menos se você é humano). Criar escala móvel representa uma ótima maneira de manter o volume alto, mas com a intensidade controlável.

Você começa com 500 saltos de repetições em uma linha, em seguida, descansa. Diminua para 450, descansa, e, assim por diante. Faça a sequência que se parece com isto:

A quantidade total de repetições é 1050 saltos realizados em 6 séries. A intensidade é viável porque a quantidade de repetições por série diminui ao longo do tempo.

Terceiro treino HIIT: Complete 200 saltos num ritmo razoavelmente rápido, em seguida, descanse até recuperar o fôlego, então, siga novamente.

Você pode concluir 5-10 ciclos dependendo do seu nível de condicionamento físico, o que seria de 1.000 a 2.000 repetições totais.

Se você está apenas começando, o volume (número total de repetições) é algo que você deve controlar e aumentar ao longo do tempo.

Assim, você pode fazer 300 repetições em um treino, 350 no próximo e assim por diante. Isto garante a existência de corpo mais enrijecido e forte ao longo do tempo.

Estes exercícios hiit para perder barriga com corda duram cerca de 10-20 minutos e aumentam a velocidade, resistência e o derretimento da camada extra de gordura para fora do corpo.

Se você está em um nível mais avançado tente um destes exercícios após uma corrida, levantamento de peso ou outras atividades.

7 # Exercícios hiit para perder barriga com móveis da sala

Você já imaginou fazer exercícios hiit para emagrecer com ajuda do sofá ou de apenas uma cadeira? Sem dúvidas é modalidade interessante a quem quer economizar ao não comprar acessórios fitness.

O vídeo é apresentado por Aninha Reis, personal trainer com 12 anos de experiência. Esta gravação está composta por 3 tipos de treinos que completam 1 ciclo de poucos minutos.

A primeira atividade tem o foco na queima de gorduras em áreas difíceis, tais como glúteos e coxas. Já o segundo treino consiste em trabalho cardiorrespiratório, que melhora a resistência, aumenta a saúde do coração e gera mais energia.

Vale destacar o terceiro treino do ciclo demonstra o movimento abdominal especial que tem grande eficácia como um dos melhores exercícios hiit para perder barriga.